Condensador plano
		
		
		
		Saltar para a navegação
		Saltar para a pesquisa
		
Metadata
- CONTEXTO : Primeiro ciclo universitário
 - AREA: Física
 - DISCIPLINA: Eletromagnetismo e Óptica
 - ANO: 2
 - LINGUA: pt
 - AUTOR: Jorge Loureiro
 - MATERIA PRINCIPAL: Eletrostática na matéria
 - DESCRICAO: Determinação da energia eletrostática armazenada num condensador plano, e cálculo da força exercida numa das placas.
 - DIFICULDADE: **
 - TEMPO MEDIO DE RESOLUCAO: 10 min
 - TEMPO MAXIMO DE RESOLUCAO: 20 min
 - PALAVRAS CHAVE: campo elétrico, condensador, dielétrico, capacidade, energia, força
 
O condensador plano indicado na figura tem armaduras de área \(S = l^2\) separadas por uma distância \( d \ll l \) e está preenchido com dois dielétricos de permitividades \( \epsilon_0 \) e \( \epsilon_1 \), de espessuras \(d_0 = d_1 = 0.45 \, d \). Entre os dielétricos está colocada uma placa condutora descarregada de espessura \(e\), sendo \(d = e + d_0 + d_1 \).
- Quando o condensador está carregado com uma carga \(Q\), qual é o potencial \(V_p\) da placa condutora intermédia, sabendo que uma das armaduras se encontra ligada à Terra. Determine a energia eletrostática (energia das cargas verdadeiras) armazenada no condensador.
 - Suponha agora que \( \epsilon_1 = \epsilon_0 \) e que a placa é deslocada de uma distância \(x\) de dentro do condensador, paralelamente às armaduras, mantendo-se a carga \(Q\) constante. Determine a capacidade do condensador em função da coordenada \(x\) de deslocamento da placa. Qual a força exterior que é preciso exercer sobre a placa condutora para a manter nessa posição (\( x < l \))?