Instrumentos eléctricos e de medição - exercícios

Fonte: My Solutions
Revisão em 12h16min de 23 de janeiro de 2025 por Ist23437 (discussão | contribs) (Criou a página com "=Leitura de valores de tensões e de resistências= ==Material== * Multímetro digital * Cabos tipo banana * Baterias de 9V (usadas) * Conjunto de caixas de resistências =...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Leitura de valores de tensões e de resistências

Material

  • Multímetro digital
  • Cabos tipo banana
  • Baterias de 9V (usadas)
  • Conjunto de caixas de resistências

Procedimento

  1. Colocar o multímetro no modo de leitura de tensão DC.
  2. Ligar dois cabos nos conectores adequados.
  3. Seleccionar a escala de tensão mais elevada.
  4. Ligar as outras extremidades dos cabos aos terminais de uma bateria.
  5. Ajustar a escala do multímetro até obter um valor.
  6. Efectuar outra medida usando uma escala diferente. Comparar os valores medidos e as respectivas incertezas (absolutas e relativas).

- leitura de tensões DC de baterias de 9 V - usar a caixa de baterias - leitura dos valores de resistências e verificação dos valores tabelados - explicar o código de cores das resistências - dizer aos alunos para procurar a tabela online - começa-se a ler da esquerda para a direita - risca dourada (5%) ou prateada (10%): põe-se à direita

Exemplo: resistência dourada com Amarelo (4) Roxo (7) Castanho (1): lê-se 7,7 × 101 = 470 Ω ± 5%

Resistências de 5 riscas: maior precisão; 6 riscas: indica variação com a temperatura