Um campista e a sua tenda
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Um campista possui uma tenda que tem o tecto interior em plástico transparente. Numa noite de Verão, num planalto da Serra da Estrela, decidiu não montar o tecto exterior e adormeceu a ver as estrelas. Além disso, como estava uma temperatura agradável de 22°C, deitou-se em calções. Suponha que o efeito do "céu" (considerado como um corpo negro) na superfície da pele do campista se traduz por temperatura equivalente Tceu=−5ºC (sem atmosfera seria ~3ºK!).A área da sua pele voltada para cima é 0,9m2 e a emissividade da pele é 0,9.
- Calcule o comprimento de onda correspondente à intensidade máxima de radiação emitida pelo campista, sabendo que a superfície da sua pele estava a uma temperatura Tcamp=35°C.
- Escreva a expressão da potência calorífica perdida pelo campista, em função de Tcéu e Tcamp, das emissividades do céu e do campista, e da superfície de pele do campista.
- Calcule a potência calorífica perdida pelo campista, devido às trocas de energia por radiação entre este e o céu.
- Admita que o metabolismo duma pessoa deitada fornece ao corpo uma potência de 50 W. Calcule a temperatura de equilíbrio da pele do campista, se se desprezarem as trocas de energia com o ar ambiente e o solo.
- O campista acorda a meio da noite (enregelado!) e puxa um cobertor que tem a mesma emissividade da pele e uma espessura de 2 cm. Calcule o valor da condutividade térmica do cobertor que garante, em equilíbrio, que o campista não sente frio.
[Sugestão: recorde que o metabolismo do campista fornece 50 W e note que a temperatura da superfície exterior do cobertor deve ser igual ao resultado da alínea 4.].
DADOS:
- s=5,67×10−8 W m−2 K−4
- kB=1,38×10−23 J K−1
- B=2,898×10−3 m K
- c=3×108 m s−1